You are currently viewing É pecado ser prospero financeiramente?

É pecado ser prospero financeiramente?

  • Post category:Artigos

Jesus disse certa vez:

“É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus. ” (Mateus 19:24).

Esta passagem (tirada do contexto) dá a impressão de que os ricos não vão para o céu, os ricos estão condenados. No entanto, é importante lembrar o contexto histórico do texto.
Neste momento, muitas pessoas associam a riqueza material com a salvação, de forma que: se você é leal a Deus, você deve ser rico, caso contrário, você é infiel a Deus.

Jesus não mediu esforços para derrubar essa crença, e essa passagem é a prova disso. Ele queria deixar claro que, como muitos judeus acreditavam na época, a prosperidade financeira (nem sempre) era um sinal de prosperidade espiritual. Mas é inegável: Jesus enfatizou que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.

“Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.”
Mateus 19:25,26

Observe que embora Jesus tenha dito que é quase impossível para uma pessoa rica entrar no reino dos céus, ele também disse que ninguém (rico ou pobre) pode ter a vida eterna.

Entenda: a salvaçãoa salvação é pela graça, e graça é favor imerecido (Romanos 6:23)!
Com isso, quero deixar claro: riqueza não é pecado! Mesmo porque muitos personagens bíblicos forammuito ricos, como: Abraão, Davi, Isaac, Jacó, Cornélio, José de Arimatéia, etc.

Mais importante ainda, é Deus quem traz prosperidade para a humanidade.

“E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.”
1 Crônicas 29:12

Este versículo mostra claramente que toda a riqueza de qualquer pessoa vem de Deus. A prosperidade na Bíblia é tratada dessa forma.

Então eu pergunto: Deus pode dar coisas pecaminosas às pessoas? Claro que não!

Retire seu PDF aqui!!!