Você está visualizando atualmente Entendendo a Ansiedade
Unhappy nervous young female with worried expression, bites finger nails, looks anxiously directly at camera, wears spectacles, dressed in fashionable clothes, stands against white background.

Entendendo a Ansiedade

O que é ansiedade?”, “Como saber se sou ansioso?”, “Como lidar com ansiedade?”, “Uma pessoa temente a Deus pode ter ansiedade?”. Essas são dúvidas comuns sobre esse assunto.
Não são poucos os que sofrem com ansiedade. Muitos, entretanto, conhecem pouco ou de maneira confusa sobre essa condição.
Decidi escrever este E- Book para que você possa entender o que acontece aí dentro e usar as estratégias certas para minimizar os efeitos desses sentimentos que são tão comuns nos dias de hoje.Espero que você aproveite!

O que é?

Excesso de futuro? As expectativas que temos a partir de algo que não controlamos, sim isso é ANSIEDADE.
Quem nunca sentiu aquele friozinho na barriga diante de uma situação nova?
Com certeza, todos nós!
Uma dose de ansiedade é normal e faz bem, seja diante de uma entrevista de trabalho, de uma viagem, de um exame de vestibular e até mesmo em uma situação de risco em potencial (quando, por exemplo, caminhamos em uma rua deserta e temos a impressão de estarmos sendo seguidos, a ansiedade nos deixa em estado de alerta).
Do ponto de vista psíquico, a ansiedade é um estado de apreensão, expectativa ou medo diante do inesperado, acompanhada por uma sensação de desconforto e insegurança.
Diante da palavra, o ponto de vista muda completamente pois existem promessas feitas a cerca do que o Eterno nos ensina.

De forma geral, os quadros de ansiedade podem ser divididos em dois grandes grupos: o primeiro quadro onde a ansiedade é constante e permanente; e o segundo onde há crises repentinas e mais ou menos intensas, que são as crises de pânico, e caso ocorram de modo repetitivo, podem configurar um transtorno de pânico.
Para uma maior compreensão sobre o assunto, listamos algumas perguntas muito comuns quando o assunto é ansiedade, vamos lá?

Quando perceber se meu nível de ansiedade está adequado ou não?
As situações que surgem em nossas vidas são variadas, quanto as reações que cada um pode ter.
Porém, é preciso ficar atento se minha reação é proporcional ao evento ou situação que se apresenta.
Vamos citar como exemplo a entrevista de seleção para o primeiro emprego. Neste caso é esperado certa expectativa, uma sensação de desconforto por saber que será alvo de observação e avaliação. Então, sentir frio na barriga, está ok. Uma perda de sono na noite anterior? Ok. Agora, se em todas as entrevistas de emprego em que me candidato, tenho uma série de sintomas que até me impedem de sair de casa, então, a minha reação já não é mais proporcional ao evento que se apresenta. É um sinal de que preciso buscar ajuda.

Os primeiros casos de ansiedade na Bíblia

Os diagnósticos de ansiedade aumentaram bastante nos últimos anos, mas o problema não passa de uma epidemia moderna. De fato, a ansiedade é uma das mais antigas aflições humanas.
Os primeiros casos registrados podem ser rastreados até o momento em que Adão e Eva descobriram que estavam nus e expostos a Deus.

Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim, e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.

Gênesis 3:10

Muitas das pessoas mais conhecidas nas Escrituras experimentaram crises de ansiedade. Talvez seja por isso que Deus encheu Sua Palavra com sabedoria que fala aos nossos espíritos ansiosos.
Se você se sentir sobrecarregado pelas circunstâncias ou se debater com sentimentos de inquietação, passe algum tempo orando e estudando os seguintes versículos sobre ansiedade.

1) Salmo 139:13.
Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no útero da minha mãe.

Ninguém sabe mais sobre o funcionamento interno de seu corpo, sua mente e emoções do que o Eterno
Passar um tempo tranquilo com Ele diariamente ajudará bastante a aliviar uma mente ansiosa.

2) Mateus 6:25-27, os versículos sobre ansiedade com o ensinamento do Senhor para vencê-la.
Por isso vos digo: Não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis ou que bebereis; nem quanto ao vosso corpo, pelo que vestireis. Eis que a alma não é mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
Observai as aves do céu que não semeiam, nem colhem, nem armazenam em celeiros, e vosso Pai que está no Céu as alimenta. Acaso vós não sois mais importantes do que elas?
E qual de vós poderá com sua preocupação acrescentar um côvado à sua estatura?

A fonte de sua ansiedade, seja ela qual for, importa muito para Deus. Você pode confiar isso a Ele!
Se você precisar de provas disso, olhe para os lados e à sua volta. Deus cuida dos pássaros do ar – os piscos, os beija-flores e até os abutres.

Os seres humanos têm mais valor para Ele do que os pássaros, então quanto mais Ele prestará atenção às suas necessidades?!

3) Josué 1:5-6.
… assim como estive com Moisés, estarei contigo; jamais te abandonarei, nem te desampararei. Sê firme e corajoso…
(Bíblia de Jerusalém)
Deus não promete nos proteger de situações que nos deixam ansiosos. Ele não promete fazer circunstâncias preocupantes desaparecerem.
Em vez disso, Ele promete nos acompanhar em todas as situações de ansiedade que enfrentamos. Ele nos dá a coragem, força e resistência de que precisamos para superar nossa ansiedade, uma batalha de cada vez.

4) Salmo 13:5.
Mas eu confiei na tua misericórdia; meu coração se regozijará na tua salvação.

Depois de clamar a Deus em angústia, Davi reconhece Seu poder e seus planos.
Siga o exemplo dele e confie em Deus, mesmo quando pensamentos e preocupações fazem com que você se sinta menos confiante.

5) Mateus 11:28.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos farei descansar.

A ansiedade é um fardo pesado de carregar, tão pesado que às vezes é preciso toda a sua força emocional para não ceder ao peso. Portanto, isso pode deixá-lo enfraquecido, incapaz de lidar com outras responsabilidades.
Em vez de tentar suportar sozinho o fardo da ansiedade, aceite essa oferta do Senhor. Dê a Ele, em oração, tudo o que o deixa apreensivo ou preocupado.

6) Filipenses 4:6-7, dois dos versículos sobre ansiedade mais eficazes e populares.
Por nada estejais ansiosos, antes sejam conhecidas sempre vossas petições diante de Deus em oração e súplicas e com ações de graças, e a paz de Deus, que excede a todo entendimento guardará vossos corações e vossas mentes em Jesus Cristo.

A oração é a arma mais eficaz que temos. Nenhuma ansiedade é muito grave para Deus lidar. Nenhuma preocupação é insignificante demais para Ele se importar.
Se algo nos afeta ou rouba nossa alegria, Deus quer que compartilhemos com Ele. Ele quer contrariar isso com Sua paz.
Portanto, faça oração a Deus apresentando-lhe o que está te afligindo, peça ajuda dele!

7) 1 Pedro 5:6,7.
Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus para que Ele vos exalte a seu devido tempo, lançando toda a vossa ansiedade sobre Deus, porque Ele tem cuidado de vós.

Ansiedade é como uma bagagem. Quanto mais pensamos nas coisas que nos trazem ansiedade, mais pesada ela se torna. Tentar carregá-la sozinho é cansativo.
Podemos ser capazes de lidar com isso por um tempo. Podemos até convencer os outros de que não está tão pesado assim. Eventualmente, porém, o esforço nos desgastará.

Em vez de esgotar nossa própria força limitada, por que não damos nossas ansiedades a alguém que possa lidar com elas? Jesus não apenas se alegra em aceitá-las, mas sabe exatamente o que fazer com elas.
Portanto, assim como você tira coisas de uma bagagem para deixá-la mais leve, comece o quanto antes a tirar as preocupações de seu coração e entregar tudo a Deus através da oração, confiando nele.
8) Gálatas 6:2.
Suportai as cargas uns dos outros, porque desta maneira cumprireis a lei do Cristo.

Quando você ver pessoas lutando com a ansiedade, reserve um tempo para caminhar ao lado delas também, e assim proporcionar a elas conforto e paz durante seus momentos instáveis. Mostra-lhes como entregar suas preocupações a Deus.
Fale sobre suas próprias experiências ao dar seus fardos a Deus. Deixe que elas saibam que não estão sozinhas.

Você também pode compartilhar estes versículos sobre ansiedade com elas.
Da mesma forma, quando você estiver lutando contra a ansiedade, deixe que outra pessoa o ajude a suportar seus fardos.

Seja aberto e honesto sobre o que está passando. Não hesite em pedir ajuda a outras pessoas. Afinal, todos fazemos parte do mesmo corpo (1 Co 12:26).
Se estes versículos sobre ansiedade te ajudaram, continue construindo uma caminhada de sabedoria na palavra de Deus para evitar ser afligido(a) com isso.
Agora você já sabe o que ler na Bíblia quando estiver ansioso, porém precisa colocar isso tudo em prática ao longo dos dias e confiar em Deus, que é nosso Pai, e Ele certamente te trará o refrigério (At 3:19).

Estas coisas vos tenho falado para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
(João 16:33)

Disponibilize-se do seu Ebook. Clique Aqui.